Perguntas Frequentes
• COMO OBTER A 2ª VIA DA PRESTAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA COHAB SANTISTA?
A COHAB SANTISTA disponibiliza a emissão da segunda via do boleto em sua Divisão de Atendimento localizada na Praça dos Andradas
nº 12 - Loja 10 - Térreo - Centro - Santos/SP. Também é possível solicitar através dos e-mails: diac@cohabsantista.com.br ou
dicoas@cohabsantista.com.br, informando o CPF e nome completo do titular do financiamento.
• O QUE FAZER EM CASOS DE DUPLICIDADE NO PAGAMENTO DA PRESTAÇÃO?
Para os financiamentos da COHAB-ST, o crédito relativo ao pagamento em duplicidade será lançado automaticamente no mês seguinte.
Se não ocorrer, o cliente deverá comparecer na sede da Companhia, portando os dois comprovantes de pagamento.
• É POSSÍVEL UTILIZAR O FGTS (FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO) NOS CONTRATOS DA COHAB SANTISTA?
A utilização do FGTS para quitação, amortização extraordinária ou abatimento no valor da prestação mensal, ou ainda, como valor de
entrada para aquisição de imóvel só é possível nos contratos e empreendimentos feitos com recursos do próprio FGTS. Quem tem imóvel
construído com recursos da COHAB-ST ou do Fundo de Incentivo a Construção de Habitação Popular - FINCOHAP não poderá utilizar esses
benefícios. Para mais informações, o interessado poderá contatar a Companhia por meio do telefone (13) 3211-8545, tendo em mãos o
CPF e nome completo do titular do contrato.
• O QUE ACONTECE CASO O MUTUÁRIO DEIXE DE EFETUAR O PAGAMENTO DAS PRESTAÇÕES PARA A COHAB-ST?
A impontualidade no pagamento das prestações configura descumprimento do contrato celebrado entre o mutuário e a COHAB, o que permite
à Companhia tomar providências para o cancelamento do contrato.
• COMO PROCEDER EM CASOS DE FALECIMENTO OU INVALIDEZ DO MUTUÁRIO/PARTICIPANTE DA RENDA?
Se o financiamento foi contratado com cobertura de seguro e o sinistro estiver dentro do prazo legal para ser comunicado, será possível
acionar a seguradora para análise. Para tal, o mutuário (ou seu representante) deverá comparecer na sede da COHAB-ST para início do processo.
• COMO REGULARIZAR DÍVIDAS COM A COHAB-ST?
A Ordem de Serviço nº 004/2017, aprovada por Resolução do Conselho Municipal de Habitação, com vigência até 31/03/2018 possibilita ferramentas
de negociação para contratos com prestações em atraso no âmbito do SFH - Sistema Financeiro da Habitação, Recursos Próprios da COHAB SANTISTA
e Fundo de Incentivo a Construção de Habitação Popular - FINCOHAP. Para mais informações, o interessado poderá contatar a Companhia por
meio do telefone (13)3211-8545, tendo em mãos o CPF e nome completo do titular do contrato.
• APÓS O PAGAMENTO DE TODAS AS PRESTAÇÕES, QUAIS PROVIDÊNCIAS O MUTUÁRIO DEVE TOMAR?
Uma vez confirmada a quitação do financiamento, o cliente deverá iniciar o processo de escritura do imóvel, procurando a COHAB-ST ou indo
diretamente a um cartório de sua preferência. Para receber a escritura é necessário que as taxas de condomínio e o IPTU estejam em dia e
que a matrícula do imóvel não contenha quaisquer ônus. Para mais informações, o interessado poderá contatar a Companhia por meio do
telefone (13) 3211-8545, tendo em mãos o CPF e nome completo do titular do contrato.