COHAB-ST

Apresentação

A Companhia de Habitação da Baixada Santista - COHAB SANTISTA é uma sociedade de economia mista constituída em fevereiro de 1.965, tendo como acionistas a Prefeitura de Santos, majoritária, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Pessoas Físicas. A Companhia é responsável pelo planejamento e execução da política habitacional do município de Santos e tem competência para atuar também na Região da Baixada Santista.

Qualificada como Agente do Sistema Financeiro de Habitação - SFH, sua constituição decorreu da necessidade de atender a crescente demanda por habitação por parte da população de menor poder aquisitivo mediante a implantação de programas habitacionais destinados aquela faixa de renda, tendo com origem dos recursos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, disponibilizados através do Banco Nacional de Habitação - BNH.

No início da década de 1990, com a extinção das linhas de crédito destinadas as faixa de renda menores, que se iniciou com o fechamento em 1986 do principal órgão de fomento de habitação popular no país, o BNH, a COHAB SANTISTA passou a atuar também como Órgão Gestor do Fundo de Incentivo à Construção de Habitação Popular – FINCOHAP, tendo como fonte de recursos o orçamento do município de Santos.

Tendo como prioridade o atendimento das camadas mais carentes da população, a COHAB SANTISTA dedica atenção especial aos projetos de urbanização, reassentamento de famílias em situação de risco socioambiental e regularização fundiária.

Além da atuação nas ocupações desordenadas, o programa habitacional da COHAB SANTISTA também prevê a construção de unidades habitacionais para atender a demanda cadastrada no Conselho Municipal de Habitação-CMH.

Para atender mencionadas demandas, a COHAB SANTISTA conta com recursos do município, do Estado e da União, através de seus programas de fomento.

As ações da COHAB SANTISTA contam com o apoio de outros órgãos da estrutura do município, vinculando a moradia ao planejamento da cidade e às políticas de desenvolvimento urbano e social. Esta integração garante mais efetividade à intervenção e maior sustentabilidade aos projetos.

Missão, Visão e Valores

Missão
Reduzir a demanda habitacional de interesse social com foco na população de menor poder aquisitivo, com qualidade e sustentabilidade, promovendo a cidadania.

Visão
Ser referência na produção de habitações populares de interesse social na sua região de atuação.

Valores
• Ter como prioridade mutuários já atendidos e demanda por atender.
• Responsabilidade e Trabalho Social.
• Integridade.
• Comprometimento.
• Inovação e qualidade.
• Respeito.
• Ética.